Cristo diante do Sumo Sacerdote (1617) Gerard van Honthorst |
Como cristãos devemos por em defesa a doutrina de Cristo Jesus, a pura e sã doutrina que nosso SENHOR nos ensinou através da sua Palavra. Por em Defesa de Cristo é muito mais do que apenas declarar ser servo (a) de DEUS, é muito mais do que meras palavras, é realmente defender Cristo em qualquer circunstância de nossas vidas. E não falo de defesa no sentido de briga, contenda, não, pois assim não estaremos obedecendo ao mandamento que Jesus nos deixou escrito no Novo Testamento que nos diz: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". (Mateus 22:37-40)
Apóstolo Paulo também nos diz, está escrito: "porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". (Efésios 6:12)
Esta é a verdadeira batalha que todo crente em Jesus tem que enfrentar uma batalha espiritual, contra os principados, potestades, príncipes das trevas deste século, nos lugares celestiais e não contra seres humanos, contra o seu próprio irmão em Cristo, isso se você está em Cristo, isso se Cristo está formado em vós.
Portanto, a defesa de Cristo é no sentido de oração, doutrina, verdade, justiça de DEUS e não dos homens. Então, qualquer que seja a situação que venhamos a enfrentar contra a doutrina de nosso SENHOR JESUS CRISTO, que não venhamos a deixar sermos envergonhados por qualquer que levanta a bandeira e diz ser servo (a) independente de status, denominação, etc.
Há uma outra passagem que nos diz sobre a traição de Pedro, está escrito: Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem. E, logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então, começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente”. (Mateus 26:69-75)
Aparentemente olhando para este texto sagrado, vemos que foram as três circunstâncias que colocaram Pedro contra a parede, contra a sua própria palavra quando disse para Jesus que: “Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei”. (Mateus 26:33). De fato ele tinha falado tais palavras para Jesus, logo Jesus diz: “Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás”. (Mateus 26:34). Jesus é bem direto e enfático nas suas palavras ao dizer que Pedro o negaria. Ainda para confirmar o quanto que Pedro era muito atirado ele completa dizendo: "Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo". (Mateus 26:35). Obviamente que as palavras de Jesus se cumpriram e Pedro o negou três vezes; ao negá-lo e percebendo que o galo cantara três vezes, ele imediatamente saiu dali e chorou amargamente.
O que quero trazer para reflexão é que quando professamos e cremos no SENHOR JESUS como SENHOR E SALVADOR de nossa vida, irá vir muitas, mais muitas provas, tentações, disputas, apontamentos de dedos, seremos escarnecidos de todas as maneiras, e estou aqui para dizer que somente continue a remar e a defender sua fé em Jesus mediante as Sagradas Escrituras. Virão muitos dizendo serem servos de DEUS, mas sempre querendo contrariar a verdadeira doutrina de Cristo Jesus.
Imaginemos um exemplo:
Digamos que você creu com o coração e confessou com a boca que Jesus Cristo é o SENHOR e SALVADOR de sua vida. Acredito que nesse momento é o melhor dia da sua vida e com certeza é, não só nesse momento como também irá ser daqui adiante, pois Cristo agora está em nós.
"a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". (Romanos 10:9-10)
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim". (Gálatas 2:20)
Agora, começando por sua família, se forem incrédulos irão apontar o dedo para você instantaneamente, lhe digo que não há nenhum problema nisso, digo, não dê crédito para isso, apenas avance. Se forem crentes em Jesus, pode ser que alguns se alegrem, já outros vão se encher de inveja, digo para isso também que não dê crédito, mas avance em amor no SENHOR.
Em seguida virão filhos do diabo no trabalho, na rua, onde quer que esteja o verdadeiro Filho de DEUS, o diabo irá tenta-lo em qualquer circunstancia, digo a isso que continue firme, avante no SENHOR. Então irá se depara na seguinte situação:
Você irá se reencontrar com pessoas da sua infância, isso vai mexer com as suas emoções, irá começar uma batalha dentro de você, e você terá que estar LITERALMENTE no SENHOR para que você não venha a cair nos costumes deles. E irão lhe falar:
- Nossa como você está diferente!
- Como você mudou!
Irão lhe falar isso e aquilo, mas você não vai cair nessas palavras, mas simplesmente CONFESSAR O SENHOR diante dos homens e dizer com bastante alegria:
- Sim! Hoje posso lhe dizer que sou um novo homem, um novo homem no SENHOR JESUS, agora estou nos caminhos do SENHOR, já lhe digo que não há outro caminho, mas somente um caminho que leva ao céu e é somente por meio de JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS. Está escrito: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14:6). Não é uma receita, mas posso lhe dizer por experiência que você defendeu sua fé, que você defendeu a Jesus Cristo diante de uma situação comum.
Para concluir, quero dizer que este tipo de situação é comum, mas ainda há muitos que dizem professar o nome do SENHOR e não o defende em nenhuma circunstância ou simplesmente não ligam e nem dão importância para as diversas situações que enfrentamos a cada dia, é nos detalhes que também defendemos nossa fé, em coisas comuns do dia a dia.
Que nós como cristãos, venhamos a estarmos mais determinados a defender nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO com muita fé e determinação e não fazer como Pedro fez, o negando três vezes e olha que nem estou falando de defender a doutrina, mas simplesmente de não negar nossa fé diante dos homens. Este texto é apenas uma reflexão, se deseja comentar adicionando algo mais ou mais edificante, você está livre para tal ação.
DEUS abençoe em CRISTO JESUS!
AMÉM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário